• Matraca

RESPOSTAS GAME MATRACA

A sexta edição da Feira Matraca, este ano realizada de modo totalmente digital, chegou ao fim. Gostaríamos de agradecer a quem nos acompanhou durante esse período. Gostaríamos também de agradecer as empresas parceiras que nos ajudaram com conteúdos e brindes.


Falando em brindes, as pontuações do Game da Matraca também foram liberadas hoje (20/08/2020) junto com os certificados de participação (para participantes que acertaram pelo menos 60% das questões) para os e-mails registrados. Caso você não tenha recebido, clique aqui e entre em contato com a nossa equipe.


Como tivemos uma grande quantidade de pessoas com acertos totais (5 acertos), os 10 Kits Matraca serão sorteados entre esses participantes que obtiveram nota máxima. Em breve divulgaremos os resultados e entraremos em contato com quem ganhou. Enquanto isso, você pode conferir as respostas certas de cada pergunta do Game aqui embaixo:


1. [Diversidade e inclusão no mercado de trabalho] Quais são as dicas que Ricardo Salles (Mais Diversidade) dá para quem está entrando no mercado de trabalho?

a) Pesquisa, bom currículo, autenticidade

b) Autenticidade, empatia, oratória;

c) Pesquisa, seja você mesmo/fiel, mentoria

d)Mentoria, individualismo, foco


Correta: C. Pesquisa, seja você mesmo, mentoria

Explicação: [3 min e 19 seg] Ricardo aponta que é necessário se informar sobre a empresa desejada por vários meios, como: site da organização, opinião de colaboradores, entrevista de suas lideranças, bem como procurar por ela em grupos ligados à Diversidade ou que possuem políticas para essa temática.

Aconselha também que a pessoa não deve mentir no momento da entrevista, pois a identificação gerada entre as duas partes (empresa e pessoa) é o que pode levar ao bom relacionamento com a organização futuramente (caso consiga a vaga). Além disso, principalmente para pessoas incluídas nos grupos de minorias, diz que procurem por uma mentoria oferecida por profissionais que são referências na área. Elas terão um papel muito importante no aconselhamento, acompanhamento, troca de experiências e ideias.

E aí, o que achou das dicas? Bacanas, né? Tenho certeza de que se você procurar mais vai encontrar pontos muito relevantes para a sua formação profissional. Ah, esqueci de perguntar: você tem algum profissional que te inspire? Pense nisso :)


2. [Competências do Futuro] Dentre os três pilares apresentados por Silvia Sampaio (B2W), quais são as competências do pilar “Relacional”?

a) Inteligência emocional, empatia, resolução de problemas e liderança;

b) Inovação, amor, autonomia, segurança;

c) Empatia, colaboração, criatividade, relacionamento interpessoal;

d) Recursos humanos, conhecimento, agilidade, motivação;


Correta: A. Inteligência emocional, empatia, resolução de problemas e liderança.

[4 min e 30 segs] Silvia separou as competências do futuro em três pilares: 1. Pilar do Pensamento analítico (questionar e investigar oportunidades), 2. Pilar do Aprendizado (protagonismo para com o modo de aprender) e 3. Pilar Relacional. Este último é dividido em quatro competências: Inteligência emocional (gestão de sentimento), empatia (conhecimento e entendimento do outro), resolução de problemas complexos (trabalho em grupo) e liderança (estimular o outro e ter uma leitura do ambiente em que se atua). Segundo a gestora, essas são competências muito importantes para quem está no mercado de trabalho.

Interessante, não é mesmo? Que tal conhecer mais no link abaixo: Saiba mais em: https://www.weforum.org/reports/the-future-of-jobs

https://www.weforum.org/agenda/2016/01/the-10-skills-you-need-to-thrive-in-the-fourth-industrial-revolution/

https://www.linkedin.com/feed/news/as-compet%C3%AAncias-em-alta-para-2020-3994841/


3. [Mulheres na Criação] Quais dicas o Canal Por Tips, idealizado por Camila Rodrigues, reúne para meninas que sonham com a área de Criação?

a) Elaboração de um portfólio, oportunidades de trabalho, plataformas de visibilidade para criativas;

b) EAD, entrevista, portfólios competitivos;

c) Vagas, entrevista, fotografia;

d) Currículo, desenho, viagens internacionais.


Correta: A.Elaboração de um portfólio, oportunidades de trabalho, plataformas de visibilidade para criativas

[2 min 42 seg] Camila é Diretora de Arte na Wunderman Thompson e mentora de carreira para criativas mais novas. Com essa experiência de trabalho, ela verificou que muitas meninas precisavam das mesmas orientações e criou o @portips_, um perfil no Instagram que reúne uma série de dicas sobre como montar um portfólio competitivo, investir em projetos pessoais, concursos para estudantes e oportunidades de trabalho. Tudo isso para que o público feminino possa alcançar as grandes agências. Além disso, Camila começa sua fala indicando algumas plataformas como @moreglrs e @invisiblecreatives que dão visibilidade aos trabalhos das criativas.

Boa iniciativa da Camila, não é mesmo? E na sua área, você conhece algum projeto de mentoria? O que acha de ir atrás dessas referências e se aprimorar cada vez mais!?


4. [Criatividade e dados] De acordo com Filipe Matiazi (Mirum Brasil), quais são os três conceitos necessários para compreender o público e assim conseguir dados importantes para a elaboração de um produto?

a) Matraca, cognição e conhecimento compartilhado

b) Cognição, conhecimento e expectativa compartilhada;

c) Fluidez, bater papo e dados;

d) Dados, matraca e fluidez


Correta: B. Cognição, conhecimento e expectativa compartilhada;

[5 min e 12 segs] “Se comunicar é se munir de dados para comunicar o correto”, com essas palavras Filipe apresenta os três conceitos que embasam essa ideia, sendo: cognição compartilhada (as duas partes da comunicação alinhadas para que um discurso ocorra corretamente, exemplo: a conversa com uma criança de 02 anos sobre física quântica, o que requer preparo comunicativo da parte dela), conhecimento compartilhado (o que ambas as partes devem possuir para que a comunicação seja mais fluente, exemplo: se você não é da área de engenharia poderá ter um conhecimento limitado ao conversar com um engenheiro) e expectativa compartilhada (a informação dada ao público é relevante para ele? Eles estão preparados para isso? Faz sentido aquela mensagem no momento?). Esses pontos são cruciais para conhecer o público e se comunicar de forma correta. Os dados obtidos nessa comunicação dão mais insumos para realizar um trabalho mais aprofundado e direcionado pelas equipes que trabalham com Marketing e Publicidade.

Bem louco isso, né? Que tal pesquisar mais? Esse conteúdo pode gerar mais insights para qualquer área de atuação :)



5. [Produção de conteúdo de Turismo no contexto da pandemia] Quais as tendências que Marco Vaz (Canal Vazaonde) acredita que o turismo terá no pós-pandemia?

a) Procura de serviços de Turismo no território nacional e especialização dos profissionais para dar informações de saúde;

b) Aumento de procura por lugares no Brasil e procura de atividades em ambientes frios;

c) Aumento de viagens internacionais e aumento da viagem de avião;

d) Aumento por viagens dentro do carro, procura por viagens curtas no território nacional e preocupação com os protocolos de segurança em serviços turísticos


Correta: D. Aumento por viagens dentro do carro, procura por viagens curtas no território nacional e preocupação com os protocolos de segurança em serviços turísticos

[1 min 48 segs] Marcos Vaz acredita que haverá um aumento na procura por serviços de Turismo no Brasil. Isso porque existem muitas fronteiras fechadas para brasileiros e há medo da contaminação em aeroportos e aviões por parte dos viajantes, dificultando as saídas internacionais. Então, ele prevê que as viagens de carro, por serem mais curtas e seguras, irão aumentar. [4 min 7 segs] Além disso, diz que a procura por conteúdos relacionados aos protocolos de segurança em hotéis, viagens de avião e outros serviços será uma tendência para essa área.

Quando tudo isso passar, qual será o seu próximo destino?



10 visualizações

Fale. Fale mais. Seja Matraca

Realização:

logo-negativo-01.png
Face lateral.png
Insta lateral.png