• Matraca

Turismo étnico em São Paulo por Black Bird.


“Bem vindos à África-Liberdade!”. É assim que começamos a Caminhada São Paulo Negra que conta que o bairro da Liberdade era originalmente habitado por pessoas negras. Por lá, também ficava o Pelourinho, local onde as pessoas negras eram torturadas, a forca, onde eram condenadas à morte e o Cemitério dos Aflitos, destinado à pessoas negras e indígenas.


As histórias contadas no tour da @blackbird_viagem são desconhecidas da maior parte dos paulistanos. São narrativas da cidade com a maior população negra do Brasil, já que 32% dos seus cerca de 12 milhões de habitantes se declaram de cor preta ou parda. Apesar das pessoas negras somarem cerca de 4 milhões e serem parte importante da história da capital paulista, os lugares de cultura e personagens negros foram sendo sistematicamente apagados da história. "As histórias das populações negras foram sistematicamente apagadas do contexto das cidades. É o racismo urbano, que não valoriza essas narrativas e nem faz questão de registrá-las em monumentos, nomes de ruas ou como patrimônio. A Caminhada São Paulo Negra resgata justamente essa história", afirma Guilherme Soares Dias, sócio da @blackbird_viagem


Foto: Divulgação, Black Bird.

O percurso de 3 horas inclui também histórias de personagens como o advogado, jornalista e abolicionista Luiz Gama, o arquiteto negro do século 18 José Pinto de Oliveira, conhecido como Tebas, e a escritora Carolina Maria de Jesus. O roteiro traz ainda histórias sobre a nova migração africana, passos de samba rock – ritmo tipicamente paulistano – e a única estátua de uma mulher negra na cidade. “Revelamos lugares e histórias presentes no cotidiano, mas que mesmo os paulistanos muitas vezes não conhecem. É importante perceber que as pessoas mudam a relação com a cidade depois do tour”, afirma @heitorsalatiel, anfitrião da experiência e fotógrafo.

Foto: Divulgação Black Bird

Realizada desde junho de 2018, o tour ganhou versões no Bixiga e na Barra Funda, bairros paulistanos que tiveram suas histórias de negritude apagadas, e pela capital baiana onde o Pelourinho é percorrido na Caminhada Salvador Negra e há ainda a Suburbana Tour, que explora a região do subúrbio ferroviário.


As atividades são vendidas pela @diaspora.black e estão suspensas por conta da pandemia, mas são experiências únicas de conhecer as histórias não-contadas do povo preto. “Afinal, se viajar é uma experiência transformadora, por que não pode ser também inclusiva?”, questiona Luciana Paulino, fundadora da @blackbird_viagem, citando a frase que virou o slogan da empresa.


Monumentos Históricos

Ao andar pela cidade de São Paulo é comum avistar monumentos que homenageiam personagens opressores da comunidade negra. Além de notar também o apagamento histórico das pessoas negras ao entorno da cidade. Por isso nós existimos. Para recontar e apresentar a história negra das cidades e jogar luz em nossos heróis. A memória é um importante elemento do resgate histórico formando uma concha de retalhos que constrói o legado e auto estima de um povo. Por isso deixamos aqui a provocação: Quais são os monumentos de personagens negros que você conhece?


Foto: Divulgação, Blackbird

Na foto o altivo busto do Luiz Gama, localizado no Largo do Arouche. Luiz Gama foi uma das figuras mais combativas do século XIX em prol da abolição da escravatura. Atuava como advogado de pessoas escravizadas e na imprensa da época, escrevendo artigos sobre o tema. Fundou Diabo Coxo, o primeiro jornal ilustrado humorístico da cidade, ao lado do caricaturista Angelo Agostin. O reconhecimento de sua importância como figura histórica foi tardio e vem aos poucos aumentando.


#turismoetnico#suburbanatour#afroturismo#caminhadasaopaulonegra#saopaulo#liberdade



Conteúdo oferecido em parceria com:

Site: http://blackbirdviagem.com.br/

Instagram: https://www.instagram.com/blackbird_viagem/

Facebook: https://www.facebook.com/blackbirdviagem/

35 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Fale. Fale mais. Seja Matraca

Realização:

logo-negativo-01.png
Face lateral.png
Insta lateral.png